Bombas de Calor

Bombas de Calor

Bombas de Calor Bombas de Calor
1

Redução da fatura

Poupança de até 15 a 30% no valor da fatura da energia.

2

Energia limpa

Redução da pegada ecológica
Não há emissões poluentes nocivos para a saúde.

3

Instalação incluída

Instalamos uma solução de energia personalizada garantindo a qualidade do equipamento e do serviço.

O que são as bombas de calor?

As bombas de calor são a solução mais eficiente para o aquecimento de água disponível no mercado.

Permite poupanças de até 70% face aos esquentadores, termoacumuladores ou caldeiras permitindo-lhe reduzir a sua fatura de energia e a sua pegada ecológica.

São dispositivos de refrigeração por compressão facilmente reversíveis, com alta eficiência em ambos os sentidos de transferência de energia térmica.

Os aparelhos mais comuns no mercado destinam-se apenas ao aquecimento de águas sanitárias, mas há também bombas de calor capazes de aquecer águas sanitárias e climatizar a casa.

Como funciona?

A bomba de calor é um equipamento mecânico que tem como finalidade realizar a transferência de calor de uma fonte fria para uma fonte quente.

Para isso, utiliza o ciclo de evaporação e condensação de um gás de forma a aproveitar a energia do ambiente para aquecer ou arrefecer.

Este equipamento possui um circuito composto por 4 elementos: um compressor, um evaporador, um condensador e uma válvula de expansão.

No interior encontra-se o gás refrigerante que ao ser comprimido, muda de fase. A sua compressão e expansão permite que ocorra absorção ou libertação de energia.

Tipos de bombas de calor
Podemos classificar as bombas de calor mediante a fonte de energia utilizada pelo sistema:
Bombas de calor aerotérmicas
São bombas que utilizam o ar como fonte de calor.
Bomba de calor ar-ar: o calor é extraído do ar exterior e transferido para o fluido refrigerante que o transporta para dentro da habitação. Esta energia é libertada na divisão através de um permutador de calor aquecendo assim a casa através de um ventilo convetor ou aquecimento central.
Bomba de calor ar-água: neste caso, o ar exterior também é utilizado como fonte de calor, mas o calor extraído é transferido para um circuito de água que pode ser utilizado para abastecer os sistemas de aquecimento por ventilo convetores, piso radiante, radiadores e para fornecer água quente sanitária.
Porquê investir numa bomba de calor?
  • Este equipamento realiza uma climatização integral tanto no inverno como no verão, e proporciona água quente sanitária durante todo o ano.
  • Tem alta eficiência energética e cumpre com os regulamentos europeus mais rigorosos nesta matéria.
  • O custo do investimento é recuperado num período menor que outros sistemas de climatização.
  • Sistema ecológico que não produz emissões de CO2.