Ar Condicionado

Ar Condicionado

Ar Condicionado Ar Condicionado

Este equipamento arrefece a casa no Verão e aquece e desumidifica a casa nos dias frios de Inverno.

Antes de escolher o tipo de ar-condicionado mais adequado para a sua casa deve refletir primeiro nalgumas questões.

Quantas divisões pretende climatizar? Se pretender climatizar apenas uma divisão pode investir num ar condicionado fixo monosplit que é mais eficiente ou num ar condicionado portátil que é mais versátil.

Se pretende climatizar várias divisões pode utilizar um ar condicionado fixo multisplit.

É importante ter em atenção o tamanho e as características do espaço para determinar a potência que o aparelho deve ter.

Quais as soluções que temos para si?
Ar condicionado fixo

Um sistema de ar condicionado fixo é composto por, pelo menos, duas unidades, uma exterior designada por compressor e uma interior chamada de evaporador, conectadas por um sistema de tubos onde circula um fluido refrigerante.

Este sistema pode ser mono-split, se tiver uma unidade interior ligada a uma unidade exterior, ou multi-split, se tiver várias unidades interiores conectadas a uma única unidade exterior.

Ar condicionado portátil

O ar condicionado portátil é muito prático, não necessita de instalação e é facilmente movido de uma divisão para a outra, permitindo assim aquecer ou arrefecer mais do que uma divisão.

Contudo, possuem algumas desvantagens comparativamente ao ar condicionado fixo. Faz mais ruido e gasta mais energia para aquecer a mesma divisão, o que o torna menos eficiente do que um fixo.

Ar condicionado de teto/chão

Melhor solução para arrefecer e aquecer de forma rápida e eficiente áreas de várias dimensões.

Este equipamento pode ser instalado no chão ou no teto, para um melhor aproveitamento das áreas, sem condicionar a decoração e o espaço a climatizar.

Como escolher o melhor equipamento?

Além do tipo de ar condicionado, também pode escolher mediante a dimensão do espaço que quer climatizar.

Para isso, temos de avaliar o tamanho da divisão e determinar a capacidade de refrigeração necessária, tendo em conta que esta é medida em BTUs.

Para calcular os BTUs (Unidades térmicas britânicas) devemos ter em conta que são necessários cerca de 600 a 800 BTUs por m2.

Também pode escolher o aparelho mediante a eficiência energética, optando por equipamentos com classificações mais altas pois consomem menos energia e permitem poupar na fatura ao final do mês.

Outro fator que pode ajudar na escolha do equipamento são as funções adicionais como controlo wifi que permite ligar e desligar o aparelho a partir de qualquer ponto ou horário, integração com domótica, filtros Heppa para melhorar a qualidade do ar, etc.

Escolha conforme as funções e recursos adicionais que mais lhe interessam.

O equipamento necessita de manutenção?

Para que a qualidade do ar se mantenha, o ar condicionado deve ter manutenção idealmente a cada seis meses.

A falta de higienização do ar-condicionado pode diminuir a capacidade de refrigeração, elevar o consumo de energia, reduzir a vida útil do produto, piorar a qualidade do ar e aumentar os custos relacionados com a manutenção.