Sustentabilidade
Na Radio Popular compreendemos a importância de trabalharmos em prol da sustentabilidade do planeta, e por isso, nos últimos anos temos vindo a assumir o compromisso de atuar no sentido de reduzir a nossa pegada ecológica.
Os nossos eixos de atuação são:
- Ambiente – Diminuir o consumo energético, reduzir a pegada carbónica e estimular a economia circular.
- Comunidade – Apostar na promoção do bem-estar social das comunidades onde estamos presentes contribuindo para o fortalecimento da cidadania e da coesão social.
- Pessoas – Contribuir para a criação de postos de emprego no país, para o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores e promover a saúde e a segurança no trabalho.
Aqui irás descobrir mais acerca dos projetos ambientais da Radio Popular bem como dicas que te ajudarão a adotar hábitos mais sustentáveis no dia-a-dia.
Iniciativas sustentáveis Radio Popular
Removemos os sacos de plástico das nossas lojas
Contribuímos para a redução do plástico descartável disponibilizando apenas sacos de papel nas nossas lojas.
Temos um kit de onboarding sustentável
O nosso kit de onboarding para novos colaboradores inclui uma garrafa de água de vidro e um saco de pano reutilizável.
Temos máquinas de água filtrada em todas as nossas áreas de trabalho
Investimos em máquinas de água de modo a garantir a redução da utilização de garrafas descartáveis por parte dos nossos colaboradores.
Investimos na eficiência energética
Substituímos a iluminação convencional por lâmpadas LED na sede e em todas as nossas lojas pois estas consomem menos energia e duram mais tempo sendo assim mais eficientes.
Investimos em etiquetas eletrónicas
De modo a reduzir o consumo de papel, investimos em etiquetas eletrónicas que atualizam os preços automaticamente.
Temos pontos de recolha de equipamentos elétricos e eletrónicos
Recolhemos estes equipamentos na sede e em todas as nossas lojas pois estes resíduos têm elevada toxicidade. Temos também pontos de recolha de lâmpadas, pilhas, tinteiros e toners na sede.
Serviço de recolha de cápsulas Nespresso
As cápsulas Nespresso são feitas de alumínio, um material reciclável e por isso temos pontos de recolha nas nossas lojas de modo a dar-lhes uma nova vida.
Campanhas ambientais e solidárias
Desenvolvemos ações que visam apoiar causas relevantes e que contribuem para a melhoria da sociedade como um todo.
Serviço de pós-venda
Serviço de suporte que visa a verificação, despistagem e reparação de avarias. Este serviço contribui para a diminuição de REEE (resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos).
Reciclar com a Radio Popular e o Electrão
Porque é que é importante encaminhar os equipamentos eléctricos para reciclagem?
-
Para proteger o ambiente.
Os equipamentos eléctricos são dos fluxos de resíduos mais perigosos e que está a crescer mais no mundo. Os nossos frigoríficos, lâmpadas ou televisões têm componentes nocivos, como CFCs ou mercúrio, que são libertados para a atmosfera ou entram em contacto com o ambiente quando os equipamentos são incorretamente desmantelados ou depositados em aterro. Só os operadores especializados conseguem fazer a despoluição e correcto desmantelamento dos equipamentos eléctricos usados. -
Para proteger a saúde.
Os elementos nocivos dos equipamentos eléctricos também têm impacto em todos os ecossistemas, inclusive na saúde humana. A nossa saúde é afectada pela qualidade do ar que respiramos e até os alimentos que consumimos, que são contaminados por cada equipamento eléctrico que é abandonado na rua ou depositado no local errado. -
Para contribuir para uma economia circular.
Quando encaminhamos corretamente os equipamentos eléctricos usados, os componentes que podem ser aproveitados, como metais e plásticos, são separados e voltam a integrar o ciclo produtivo, transformando-se em novos produtos. O reaproveitamento de materiais evita a exploração de recursos naturais, que são já tão escassos.
A RECICLAGEM DE EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS
Recolha e Transporte
Os resíduos de equipamentos eléctricos são recolhidos no Ponto Electrão e transportados para centros de recepção e tratamento.
Separação manual
Os resíduos são separados segundo seis categorias e são retirados componentes de remoção obrigatória, como pilhas ou cabos, e separadas outras fracções, como o aço, alumínio, plástico ou vidro.
Despoluição
É nesta fase que um técnico qualificado retira todas as substâncias perigosas e nocivas, como gases nos equipamentos de frio ou lítio nos pequenos equipamentos.
Fragmentação mecânica
Os resíduos dos equipamentos são fragmentados para reduzir o seu volume. As lâmpadas e os equipamentos de frio são fragmentados em ambiente controlado para que seja assegurado o correcto tratamento dos materiais perigosos como mercúrio, fósforo ou CFCs.
Separação mecânica
Os fragmentos obtidos são novamente separados com base em características físicas, como metais ferrosos ou plásticos.
Processamento para valorização
Depois deste processo, os resíduos transformam-se em matéria-prima e estão prontos para incorporação em novos produtos.
Parceria Radio Popular X Electrão
Encontre a loja Radio Popular mais perto de siDicas para seres mais sustentável no dia-a-dia
Evita o desperdício de água
Cerca de 70% da superfície do planeta é coberta de água, mas estima-se que 97,5% dessa água é salgada e apenas 2,5% é doce.
Contudo, nem toda a água doce que existe é potável, tornando ainda mais notória a importância de preservar este recurso indispensável à vida.
Para reduzires o desperdício de água no dia-a-dia basta adotares hábitos simples como:
- - Reduzir o tempo do banho;
- - Fechar a torneira quando estiveres a lavar os dentes e quando passares sabão no duche;
- - Utilizar aparelhos que te permitam reduzir o desperdício de água na rega;
- - Utilizar aparelhos que te permitam evitar vazamentos.
Dá preferência a equipamentos feitos de materiais biodegradáveis
O aumento da poluição, da desflorestação, a elevada emissão de gases com efeito de estufa e a degradação dos diversos habitats naturais levou o ser humano a repensar a sua forma de estar no planeta.
Como consequência, começaram a aparecer cada vez mais empresas focadas em entregar produtos e serviços que nos permitem reduzir o nosso impacto ambiental.
Uma das soluções inovadoras que existe na atualidade são os artigos feitos de materiais biodegradáveis.
Estes materiais são feitos de compostos naturais que quando são descartados libertam matéria orgânica que enriquece os ecossistemas em vez de os poluir.
Dá preferência a artigos e equipamentos feitos de plástico reciclado
O plástico é uma matéria prima extremamente resistente e versátil que devido às suas características únicas rapidamente se tornou amplamente utilizado à escala mundial.
O problema é que desde o momento da sua invenção até há relativamente pouco tempo, o plástico foi considerado um material pronto a usar e deitar fora.
Na altura não sabíamos que levava anos para se degradar e que no decorrer do seu processo de desgaste iria ficar a contaminar os ecossistemas do planeta. Ao utilizares um produto feito de plástico reciclado, estás a quebrar um grave ciclo de poluição dando uma nova vida a um material altamente contaminante.
Aposta na mobilidade urbana elétrica
Os combustíveis fósseis começaram a ser amplamente utilizados desde a Revolução Industrial, e atualmente, suprimem cerca de 75% das necessidades energéticas mundiais.
A grande dependência dos combustíveis fósseis é uma das principais causas da poluição mundial, do aquecimento global, da acidificação dos oceanos e da degradação dos diferentes habitats do planeta.
As bicicletas e as trotinetes elétricas são uma alternativa sustentável aos veículos convencionais.
São simples de conduzir, fáceis de estacionar, ajudam na poupança e não necessitas de licença para as utilizar.
Investe na tecnologia Smart Home
A tecnologia Smart Home para além de aumentar a segurança e o conforto da tua casa no dia-a-dia permite que poupes mais energia.
Por exemplo, consegues ligar e desligar luzes e/ou aparelhos remotamente através do teu telemóvel, ajustar a intensidade e/ou a potência dos equipamentos e controlar o consumo de água.
Utiliza energia verde
As fontes de energia englobam toda a matéria-prima que é utilizada para a produção direta ou indireta de energia, sendo classificadas como renováveis e não renováveis.
Os principais impactos ambientais associados à produção de energia elétrica através de fontes não renováveis são:
- Destruição dos recursos naturais;
- Contaminação do ar, dos solos e da água;
- Poluição sonora;
- Aumento do efeito de estufa;
- Possibilidade de chuvas ácidas;
- Redução da camada de ozono.
Os painéis solares são dispositivos concebidos para que seja possível criar energia elétrica a partir da radiação solar.
O sol é uma fonte de energia inesgotável, não poluente e facilmente acessível tornando estes equipamentos numa solução viável para travar o aquecimento global e a poluição excessiva.
Na Radio Popular encontras inúmeros aparelhos alimentados a luz solar, como por exemplo, powerbanks, candeeiros e temos também disponível para venda painéis fotovoltaicos de modo a ajudar-te no teu processo de transição energética.
Utiliza o programa Eco nas tuas máquinas de lavar louça e roupa
O modo Eco é uma configuração de lavagem mais ecologicamente correta, uma vez que gasta menos água e energia.
Este programa reduz o consumo pois utiliza água com temperatura mais baixa compensando com um tempo de lavagem mais longo.
Apesar disso, ao contrário do que muitos pensam, não consome mais eletricidade pois a energia gasta a aquecer a água é superior à da utilizada na meia hora extra do programa.
Não te esqueças de encher a máquina antes de a utilizar e investe em detergentes mais ecológicos.
Escolhe produtos com elevada eficiência energética
A eficiência energética é a relação entre o desempenho da máquina e o respetivo consumo de energia. Quanto maior a eficiência, mais a energia fornecida ao equipamento é aproveitada sem grandes perdas.
A etiqueta energética é uma ferramenta que lista todas as características do equipamento permitindo a comparação entre eletrodomésticos semelhantes.
Foi regulamentada pela União Europeia, que determinou a utilização obrigatória em todos os países-membros.
Em março de 2021 a etiqueta energética sofreu alterações tornando-se mais clara, simples e fácil de ler.
Evita o desperdício alimentar
Para além de ajudar o ambiente, aproveitar comida é uma forma de economizar.
Nos países desenvolvidos, o desperdício alimentar representa uma fração considerável dos resíduos urbanos e a maior parte, ao contrário do que se pensa, vem das nossas casas.
As razões mais comuns para o desperdício são a passagem do prazo e o armazenamento inadequado dos alimentos.
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), estima-se que a cada ano são desperdiçadas 1,3 milhões de toneladas de alimentos que se encontram em perfeitas condições para serem consumidos, libertando 3,3 milhões de toneladas de equivalente de CO2.
Também enfatizam que a agricultura é responsável por 70% do total do consumo de água potável e água subterrânea a nível mundial.
Planeia a ida às compras, organiza a despensa e o frigorifico e utiliza equipamentos que te permitam aproveitar a totalidade dos alimentos.
Reutiliza materiais
Reutilizar significa dar uma nova vida a objetos, que caso contrário, iriam parar o lixo. Estes podem cumprir a mesma função ou passar a exercer funções totalmente diferentes.
Ao contrário da reciclagem, a reutilização não requer processos de recolha, transporte e transformação e pode ser feita por qualquer um de nós nas nossas casas.
Conheces o termo upcycling?
É uma técnica de reaproveitamento de materiais, normalmente associada à moda e ao aproveitamento de tecidos, mas pode-se aplicar também em áreas como arte, decoração, arquitetura e muito mais.
Surgiu como forma de combater o fast fashion, pois a indústria têxtil é uma das mais poluentes e o consumismo desenfreado leva à devastação dos ecossistemas terrestres.
Apesar dos processos poderem ser feitos de forma manual, recomendamos a utilização de uma máquina de costura de modo a teres liberdade e puderes criar peças únicas, à tua medida, de forma fácil.
Utiliza pilhas recarregáveis
As pilhas encaixam-se na categoria de lixo eletrónico, juntamente com computadores, TV’s, smartphones, entre outros.
Se as pilhas não forem colocadas no contentor adequado, o pilhão, elas vão acabar por chegar a uma lixeira ou a um aterro onde irão decompor-se, ao longo de anos, libertando inúmeras substâncias tóxicas para o ambiente.
Isto leva à gradual contaminação do solo e dos lençóis freáticos, fazendo com que os contaminantes entrem na cadeia alimentar e se acumulem nos tecidos dos animais.
Podes levar as pilhas para reciclar no pilhão numa das nossas lojas ou escolher usar pilhas recarregáveis de modo a reduzir o consumo deste tipo de material.
Utiliza lâmpadas LED
As lâmpadas LED são mais eficientes do que as tradicionais pois consomem menos energia e têm um tempo de vida útil muito maior.
São uma fonte de luz monocromática que não produz luz ultravioleta nem infravermelha evitando assim riscos na saúde humana, bem como na flora e fauna do planeta.
Para além disso, não contêm mercúrio nem chumbo, dois componentes altamente tóxicos, que caso perdidos no ambiente contribuem em larga escala para a contaminação dos ecossistemas.
Possuem baixa radiação térmica, não atraem muitos insetos, são recicláveis e permitem uma redução das emissões de CO2.
O teu amigo dos preços baixos é também amigo do ambiente.
Estamos comprometidos em fazer a nossa parte e tornar este planeta um lugar melhor para todos.
Reciclar faz bem à saúde e ao ambiente.
Queres aprender mais acerca da temática ambiental?
No nosso blog RPTech criamos uma categoria de ecologia onde fornecemos conhecimento especializado na área de sustentabilidade ambiental. Segue aqui.
Ponto Electrão
Reciclar com a Radio Popular e o Electrão. Entregue os seus equipamentos elétricos antigos numa loja Radio Popular e proteja o ambiente e a saúde, contribuindo para uma economia circular. Apenas os operadores especializados conseguem fazer a despoluição e correto desmantelamento dos equipamentos elétricos usados, que libertam componentes nocivos para a atmosfera. Estes componentes afetam também a qualidade do ar que respiramos e os alimentos que consumimos. Os metais e plásticos podem ser aproveitados e voltar a integrar o ciclo produtivo, transformando-se em novos produtos. Este reaproveitamento de materiais evita a exploração de recursos naturais, que são já tão escassos.