Adicionado ao carrinho

Total:

O seu equipamento fica protegido

Ponto Electrão

Cabeçalho

Reciclar com a Rádio Popular e o Electrão

Cabeçalho

O Electrão e a Rádio Popular juntaram-se para premiar heróis do ambiente com 500 jantares para duas pessoas. Para ganhar, basta reciclar os seus equipamentos eléctricos, entre 16 e 29 de Junho.

Tudo o que já reciclamos

Insira aqui o seu código de reciclagem para se habilitar a ganhar um dos 500 jantares que temos para oferecer

Porque é que é importante encaminhar os equipamentos eléctricos para reciclagem?

  • Para proteger o ambiente.
    Os equipamentos eléctricos são dos fluxos de resíduos mais perigosos e que está a crescer mais no mundo. Os nossos frigoríficos, lâmpadas ou televisões têm componentes nocivos, como CFCs ou mercúrio, que são libertados para a atmosfera ou entram em contacto com o ambiente quando os equipamentos são incorretamente desmantelados ou depositados em aterro. Só os operadores especializados conseguem fazer a despoluição e correcto desmantelamento dos equipamentos eléctricos usados.
  • Para proteger a saúde.
    Os elementos nocivos dos equipamentos eléctricos também têm impacto em todos os ecossistemas, inclusive na saúde humana. A nossa saúde é afectada pela qualidade do ar que respiramos e até os alimentos que consumimos, que são contaminados por cada equipamento eléctrico que é abandonado na rua ou depositado no local errado.
  • Para contribuir para uma economia circular.
    Quando encaminhamos corretamente os equipamentos eléctricos usados, os componentes que podem ser aproveitados, como metais e plásticos, são separados e voltam a integrar o ciclo produtivo, transformando-se em novos produtos. O reaproveitamento de materiais evita a exploração de recursos naturais, que são já tão escassos.

A RECICLAGEM DE EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS

O processo de reciclagem:

Recolha e Transporte

Os resíduos de equipamentos eléctricos são recolhidos no Ponto Electrão e transportados para centros de recepção e tratamento.

Separação manual

Os resíduos são separados segundo seis categorias e são retirados componentes de remoção obrigatória, como pilhas ou cabos, e separadas outras fracções, como o aço, alumínio, plástico ou vidro.

Despoluição

É nesta fase que um técnico qualificado retira todas as substâncias perigosas e nocivas, como gases nos equipamentos de frio ou lítio nos pequenos equipamentos.

Fragmentação mecânica

Os resíduos dos equipamentos são fragmentados para reduzir o seu volume. As lâmpadas e os equipamentos de frio são fragmentados em ambiente controlado para que seja assegurado o correcto tratamento dos materiais perigosos como mercúrio, fósforo ou CFCs.

Separação mecânica

Os fragmentos obtidos são novamente separados com base em características físicas, como metais ferrosos ou plásticos.

Processamento para valorização

Depois deste processo, os resíduos transformam-se em matéria-prima e estão prontos para incorporação em novos produtos.

Parceria Radio Popular X Electrão

Tudo o que já reciclamos Encontre a loja Rádio Popular mais perto de si

Ponto Electrão

Reciclar com a Rádio Popular e o Electrão. Entregue os seus equipamentos elétricos antigos numa loja Rádio Popular e proteja o ambiente e a saúde, contribuindo para uma economia circular. Apenas os operadores especializados conseguem fazer a despoluição e correto desmantelamento dos equipamentos elétricos usados, que libertam componentes nocivos para a atmosfera. Estes componentes afetam também a qualidade do ar que respiramos e os alimentos que consumimos. Os metais e plásticos podem ser aproveitados e voltar a integrar o ciclo produtivo, transformando-se em novos produtos. Este reaproveitamento de materiais evita a exploração de recursos naturais, que são já tão escassos.